Passo a passo de como fazer a cirurgia plástica pelo SUS!

Anônimo
Tayane_Cirurgia
Membro destacado
Rio de Janeiro (cidade) · Criação: 7 fev 2020 · Última resposta 19 out 2023

Olá comunidaaade! Tudo bem?

Se você chegou a esse forúm saiba: SIM, é possível fazer a sua cirurgia pelo o SUS sem pagar nada.

Muitas pessoas querem saber como podem fazer a cirurgia plástica sem pagar, e já vou comentando com vocês, pode ser um processo demora e muitas vezes você não pode escolher o médico que deseja operar. Mas é possível conseguir de diversas maneiras, e também há muitos planos médicos que, dependendo do pedido, também se pode.

Então, como fazer? 1)Você precisa pesquisar onde está o SUS da sua cidade - ao momento que localizar é necessário marcar uma consulta com um médico, este médico vai encaminhar o seu pedido para outro profissional cirurgião plástico.

2)Já na consulta com o cirurgião plástico - vai ser avaliado pelo o profissional se você está dentro dos padrões necessários para realizar a cirurgia plástica, pois o programa do SUS é um do Governo Federal, e pessoas que fazem tais cirurgias devem estar com casos de cirurgias reparadoras e passando por algum sofrimento físico e mental sobre a sua condição.

3)Após a consulta do profissional começa o processo burocrático - o seu pedido vai ser avaliado pelos os profissionais e servidores públicos, dentro de um tempo você receberá informações à respeito no próprio SUS que fez o pedido. Há casos em que se é negado, e se aprovado, você entra em uma fila de espera.

4)A fila de espera -dependendo da sua região e/ou tratamento que deseja realizar você pode esperar de 6 meses até 2 anos para realizar o tratamento que deseja.

5)Dia da cirurgia - Antes da cirurgia você deve fazer diversos exames do pré-operatório, podendo ou não conhecer o médico da sua cirurgia, e o anestesista também. No dia da operação você deve chegar cedo, esperar na área de preparação e ser avaliado pelo o médico.

6)Pós operatório com o SUS- Dependendo de cada caso, a quantidade de consultas vão variar, nem sempre vão ser com o mesmo médico que você operou. É muito importante que você vá nessas consultas, e seja atendido pelo os profissionais para verificar como está a sua recuperação.

As principais cirurgias que o SUS cobre são as reparadoras, como, por exemplo, reconstrução mamária, redução de mamas, abdominoplastia após cirurgia bariátrica, queimaduras, cirurgia íntima, ginocomastia, cirurgia de catarata, mudança de sexo, correção da orelha de abano e reparo de lesões causadas por violência doméstica. Cirurgias que têm a justificativa apenas estética, não costumam ser aprovadas pelo o SUS.

E você, quer tirar a sua dúvida ou compartilhar como foi a sua cirurgia pelo o sus? Então comenta aqui embaixo 👀⚠️

13 comentários

Anúncio
  • Anônimo
    LaurinhaRJ
    19 out 2023

    Olá, vc é adm? Onde posso fazer retirada de silicone industrial nos glúteos pelo SUS?
    Ou tem indicação de médicos no RJ? Eentrei no fórum, mas não achei o tema. Obrigada

  • Anônimo
    biancaandrade
    Membro destacado
    23 mar 2020

    @DeijaneMatheus aonde vc mora?

  • Anônimo
    DeijaneMatheus
    14 mar 2020

    queria muito pode fazer uma renoplastia pelo Sus mais aonde eu moro há saúde esta um caus!!

  • Anônimo
    RafaelaTrindade
    Membro destacado
    20 fev 2020

    Alguém fez no sus do rio de janeiro?

  • Anônimo
    CelinaFernandes
    Membro destacado
    13 fev 2020

    Muito legal! No sus da minha cidade muita gente conseguiu!

  • Anônimo
    JessicaMoreira2
    Membro destacado
    12 fev 2020

    Os mesmo médicos que fazem a cirurgia no privado também fazer no sus? Eu sempre tive essa dúvida

  • Anônimo
    Camila2
    Membro destacado
    10 fev 2020

    @Fabrin10 mas você já foi no sus da sua cidade? ou você nao sabe onde é?

  • Anônimo
    Fabrin10
    9 fev 2020

    Moro em Salvador biancaa

  • Anônimo
    Fabrin10
    9 fev 2020

    Silvia Jardim preciso de uma consulta com um cirurgião plástico ou pelo sus mesmo

  • Anônimo
    biancaandrade
    Membro destacado
    9 fev 2020

    e pode ser em qualquer sus?

  • Anônimo
    SilviaJardim
    Membro destacado
    9 fev 2020

    @Fabrin10 do que você precisa de ajuda?

  • Anônimo
    Fabrin10
    7 fev 2020

    Não tenho condições financeiras de pagar uma cirurgia redução mamária particular estou na fila faz já 2 anos esperando a ligação dia médicos mim ajudem meus seios pesa muito meu sutiã não cabe mais em mim Tou desesperada não sei aonde bate pedindo ajuda

  • Anônimo
    Fabrin10
    7 fev 2020
    Melhor comentário

    Mim ajudem por favor não aguento mais senti dor de coluna eu choro por que doi muito meus seios estão mim prejudicando

As informações que aparecem em Cirurgia.net em caso algum podem substituir a relação entre o paciente e seu médico. Cirurgia.net não faz qualquer apologia a um tratamento médico específico, um produto comercial ou um determinado serviço.

Queremos escutar você
Participe do fórum de Cirurgia. Só falta você!
Anúncio